Na manhã de quinta-feira, 02, o presidente da Associação Comercial do Amazonas – ACA, Jorge Lima, juntamente com os proprietários de imóveis de Manaus, reuniram-se com o diretor do Instituto Municipal de Planejamento Urbano – IMPLURB, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, para tratarem de assuntos que diz respeito aos empresários e ao projeto de reabilitação e revitalização no centro da capital, o “Nosso Centro”, na sede da ACA.
Durante a reunião, o diretor do Implurb, Pedro Paulo, fez a apresentação dos projetos, no qual um deles é a implantação do “Mirante da Ilha de São Vicente”, a transformação de um prédio abandonado em uma área de lazer vertical, que está localizado na avenida Sete de Setembro. O Mirante contará com uma marina e um teleférico, além de abrigar várias ações de cultura, lazer, gastronomia, negócios e muito mais, tendo como fundo a vista do rio Negro.
O objetivo dos projetos de revitalização para a área central de Manaus é fazer com que ela seja frequentada nos três períodos do dia (manhã, tarde e noite), pois a área funciona principalmente em horário comercial, sofrendo um esvaziamento natural após o período de expediente dos setores do comércio e serviços; melhorar a qualidade de vida da população manauara; ser mais um atrativo turístico para a capital; além de prevê o retorno de habitações para a região central onde, atualmente, residem cerca de 30 mil pessoas.
No decorrer da reunião, os empresários presentes fizeram seus questionamentos e críticas. O proprietário do grupo Tropical Multiloja, Alan Kardec, ressaltou a importância da revitalização do centro, porém, mostrou-se bastante preocupado, uma vez que as obras serão de longo prazo, logo, influenciará nas vendas, já que uma de suas lojas está localizada no entorno das áreas demandadas para obras.
A pista de paralelepípedo na avenida Eduardo Ribeiro, a feira da Manaus Moderna, as calçadas desestruturadas e os camelôs, também foram assuntos mencionados no decorrer da reunião pelos empresários presentes.
O diretor da Implurb, Pedro Paulo, disse que levará todos os assuntos discutidos na reunião para os órgãos competentes.