Notícias
Um som diferente foi ouvido hoje, dia 06 de agosto, no Colégio Cristo Rei. Tratava-se do alarme que indicava o início do Simulado de Abandono.
Periodicamente, o Cristo Rei realiza o treinamento para a evacuação segura da edificação. Essa é uma das ações práticas do Plano de Gestão da Qualidade do Colégio. O objetivo é que a comunidade escolar esteja preparada para agir em caso de incêndios ou acidentes graves, preservando a integridade física das pessoas que frequentam a escola.
Durante o simulado, a Brigada de Emergência, composta por 31 colaboradores do Colégio, conduziu os procedimentos com alunos e professores. Respeitando as regras gerais, como se locomover em fila única, descer as escadas pelo lado direito e seguir as rotas indicadas, em 8 minutos e 53 segundos as dependências foram evacuadas e todos seguiram para o ponto de segurança.
O abandono do Colégio nunca foi necessário em situação real, porém e´ importante como ação preventiva, conforme reforça Wagner Lemes Talhero, chefe da Brigada de Emergência. “Consideramos que o tempo de 8 minutos e 53 segundos foi positivo. Temos que estar sempre retomando as orientações e fazendo esse tipo de treinamento para que possamos estar preparados e preservar a segurança de todos, em caso de necessidade”.
O Simulado de abandono foi uma ação rápida, já que desde o toque da sirene até o esvaziamento dos ambientes são poucos minutos, tempo necessário para garantir a segurança de todos em uma possível situação real. Porém, as condutas aprendidas valem muito e podem salvar vidas.