Fundamental Anos Iniciais
Equipe Docente
Fundamental Anos Iniciais
Atividades
Muitas oportunidades para aprender, crescer e ser feliz
Projetos interdisciplinares
Os projetos integram múltiplos saberes que são vivenciados pelos alunos de maneira lúdica e gradativa. Os temas são planejados de acordo com as características de cada turma, proporcionando descobertas com experimentação prática.
Oficina de Escritores
Por meio da criação de suas próprias histórias, os alunos despertam a imaginação, têm contato com a língua escrita e são estimulados à leitura. A publicação dos livros produzidos pelas crianças agrega motivação e autoestima.
5 aulas semanais de Inglês
As 5 aulas de língua inglesa por semana permitem que o idioma seja trabalhado plenamente. As quatro habilidades do inglês são desenvolvidas com metodologia envolvente e atividades significativas.
Plano de convivência
Para formar alunos autônomos e capazes de viver plenamente em sociedade, o Colégio proporciona espaços de participação efetivos que desenvolvem a autorregulação moral, estimulando o diálogo, a cultura de paz e favorecendo o autorrespeito e o respeito pelo outro.
Ensino Religioso
Através de vivências em grupo com mediação da professora, os alunos aprendem e refletem sobre valores humanos, ético-cristãos. As aulas visam à cultura de paz, da igualdade e fraternidade, formando cidadãos responsáveis.
Educação Tecnológica (Robótica) – 1º ao 5º ano
As aulas de Robótica, em parceria com a ZOOM education, utilizam materiais da LEGO e ajudam na compreensão de um mundo que exige cada vez mais uma formação científica, crítica e transformadora. Por meio de desafios tecnológicos provoca-se nos alunos a curiosidade, o desejo de descobrir e a vontade de criar orientada por valores e atitudes. O Programa trabalha diversas competências e habilidades.
Arte
As aulas, projetadas com um enfoque lúdico, tornam-se envolventes e estimulam os estudantes a se engajarem em um processo criador e reflexivo. Através dessa abordagem, os alunos são incentivados a explorar suas habilidades artísticas e a refletir sobre suas criações e o mundo ao seu redor. A metodologia adotada nas aulas de arte, baseada na proposta triangular, envolve três aspectos fundamentais: o fazer artístico, a apreciação e a crítica da arte.
Vivências na biblioteca
As “horas do conto”, as visitas ao acervo, a escolha e o empréstimo de livros fazem parte da rotina dos alunos. Os momentos em contato com o universo literário favorecem muitas descobertas e incentivam o gosto pela leitura de forma natural e prazerosa.
Prova Anglo – a partir do 3º ano
A Prova Anglo é uma avaliação multidisciplinar que analisa o aluno não apenas em relação a conteúdos isolados, mas verifica as habilidades envolvidas na utilização destes conhecimentos em situações cotidianas. Os resultados fornecem dados importantes para análise do desempenho do aluno e da escola.
Apoio pedagógico (extra)*
Alunos que, de acordo com o rendimento escolar, necessitam de acompanhamento individualizado, participam de apoio pedagógico com estratégias metodológicas diferenciadas segundo as suas necessidades para estimular a aprendizagem. Além disso, são orientados sobre organização nos estudos e nas tarefas.
Projeto Começar Bem
O Começar Bem oferece acolhimento a alunos novos e orientações para o bom andamento do ano letivo com atividades de integração que favorecem o acolhimento. Além disso, nas primeiras semanas de aulas são oferecidos plantões das principais disciplinas.
Coral (extra)*
Nas aulas de coral, trabalhamos aspectos teórico-musicais a partir de exercícios práticos de escuta, vocalização, movimento, criação e improviso, explorando uma diversidade de tonalidades e métricas. Cantar em grupo demanda sensibilidade; por isso, trabalhamos também noções de intensidade e timbragem para que cada voz se integre ao todo e gere uma sonoridade uniforme
Street Dance (extra)*
As aulas de Street Dance do Colégio Cristo Rei prezam pelo trabalho da coordenação motora, da criatividade e da consciência corporal. A atividade estimula o trabalho das funções psicomotoras, desenvolve as sensibilidades musicais e rítmicas. Além disso, a atividade facilita o convívio em grupo, promovendo o trabalho em equipe. Mais do que proporcionar a aquisição de um corpo ágil, flexível e sadio, o Street Dance contribui com o protagonismo das crianças, possibilitando a expressão, a desinibição e ampliação do repertório.
Balé (extra)*
A sutileza dos gestos e a consciência corporal proporcionadas pela dança promovem a autodescoberta, bem como o reconhecimento da possibilidade de expressão através dos movimentos. Além disso, com a aula de balé, as crianças vão formando-se apreciadoras da dança.
Basquete – a partir do 2º ano (extra)*
A visão de jogo necessária aos praticantes do Basquete, desenvolve o trabalho mental, a criação de estratégias e a agilidade. Dessa forma, o aluno agrega novas habilidades que refletem no seu desenvolvimento acadêmico.
Ginástica Artística (extra)*
A Ginástica Artística proporciona aos alunos experiências nas áreas sinestésica, socioemocional e cognitiva, além do desenvolvimento das qualidades físicas básicas. A determinação é um dos principais valores estimulado por este esporte.
Taekwondo (extra)*
Uma das características do Taekwondo é a busca por ser melhor a cada dia. Esta é uma das principais contribuições do esporte para a aprendizagem. Persistência, autoconfiança e consciência dos deveres são desenvolvidas nos alunos que praticam esta arte marcial.
Futebol (extra)**
O jogo é um direito fundamental na infância e o futebol, como linguagem universal de milhões de crianças no mundo, propicia esta prática. O futebol insere o aluno no gratificante trabalho em equipe. Além disso, traz benefícios ao desenvolvimento físico e psicológico.
Aikidô (extra)**
Um dos objetivos do Aikidô é harmonizar o ser humano e ajudá-lo a resolver seus próprios conflitos. Medo, raiva, insegurança podem ser superados com a ajuda desta arte marcial, proporcionando uma infância mais feliz.
Aulas de Violão e Ukulele (extra)**
As aulas de violão e de Ukulele estimulam áreas do cérebro e desenvolvem habilidades importantes, como a coordenação motora, a concentração e a socialização. A música também ensina autodisciplina, paciência e sensibilidade.
Aulas de Violino (extra)**
Parceria com Prelude Ensino Musical. As aulas de violino ajudam a desenvolver a criatividade, a concentração, a memória, entre muitos outros benefícios. O contato com a música favorece o desenvolvimento cerebral e desperta o gosto artístico e cultural.
Excursões didático-culturais (extra)**
As excursões didático-culturais são alternativas para que os educadores possam ampliar as possibilidades de contato com os objetos do conhecimento. Conforme os temas trabalhados pelas turmas são planejados passeios que possam contribuir com a compreensão dos diversos conteúdos.
Grupo Escoteiro – a partir do 2º ano (extra)**
Em acampamentos e excursões, as crianças que participam do 100º Grupo Escoteiro Cristo Rei entram em contato com a natureza, fortalecem a saúde do corpo e da mente, interagem, ampliam a criatividade e descobrem o prazer de fazer bem ao próximo.
Atendimento psicológico escolar
Nas situações cotidianas e por meio das aulas de Menteinovadora, ministradas pela psicóloga do ciclo, a profissional observa o comportamento, a aprendizagem e os relacionamentos dos alunos. Caso seja necessário, orienta alunos e famílias em diálogos, intervenções e com possíveis encaminhamentos. O trabalho é integrado com o apoio dos educadores, da coordenação pedagógica e dos responsáveis. O foco dos atendimentos é preventivo, com vistas a garantir condições psicológicas adequadas para a aprendizagem.
* Atividades optativas gratuitas
** Atividades optativas com custo adicional
Fundamental Anos Iniciais
Ambientes
Ambientes que contribuem com o processo de aprendizagem
O Colégio Cristo Rei é pensado como extensão da casa do aluno, oferecendo-lhe bem-estar, acolhimento e, fundamentalmente, favorecendo o convívio com os demais. Assim, as crianças apropriam-se da escola e atribuem-lhe o sentimento de pertença.
No Ensino Fundamental Anos Iniciais, o estudante começa a tomar consciência do processo de ensino, porém não perde as características da infância. Por isso, nos ambientes deste ciclo são mantidos alguns elementos da Educação Infantil e introduzidos aspectos pedagógicos mais amadurecidos.
Com isso, a criança vive a fase de transição de forma gradativa. O espaço é adequado tanto às necessidades das crianças de 2º ano, recém-chegadas da Educação infantil, quanto às necessidades dos alunos maiores, preparando-os para o próximo ciclo do Ensino Fundamental.
Sala de aula
Área para socialização e recreação
Acervo da Biblioteca
Sala Multi
Ginásio de Esportes
Campo de Futebol
Sala de Aula
Sala de Robótica
Fundamental Anos Iniciais
Ensino de Inglês
Nossos Alunos têm as melhores vivências na língua inglesa
A metodologia de ensino de inglês para alunos do 1º ao 5º anos (6 a 10 anos) é norteada por materiais da International School. Eles apresentam temas diversificados, que aguçam a curiosidade das crianças e proporciona que o aprendizado da Língua Inglesa ocorra de forma integrada a outras disciplinas.
Os professores estão sempre atentos a fazerem das aulas momentos significativos para que as crianças possam sedimentar o que aprendem.
Aulas-passeio, trabalhos concretos, exposições, dramatizações e atividades em grupo contribuem para que o conhecimento se solidifique e que o amor pelo idioma floresça. Neste segmento são 5 aulas de língua inglesa por semana, o que faz com que a carga horária dos alunos seja estendida.
Com mais tempo e oportunidades, as quatro habilidades do idioma são trabalhadas plenamente, especialmente a fala e a compreensão.
Descrição
Leitura e escrita
A alfabetização é um dos momentos mais significativos da vida escolar. Por isso, no Ensino Fundamental I do Colégio Cristo Rei, o aprender a ler e a escrever envolve entusiasmo, metodologia apurada e comprometimento de alunos, de educadores e das famílias. O desenvolvimento da linguagem escrita perpassa por todas as aulas e está presente nas inúmeras situações do cotidiano escolar. Assim, a criança tem contato com diversos gêneros textuais e entende-se como integrante ativa de uma sociedade letrada. Projetos de leitura e de escrita são desenvolvidos em todas as séries desse ciclo para que o aluno ingresse no universo das letras de maneira lúdica e concreta. A formação de leitores é prioridade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O gosto pelos livros é aguçado com naturalidade por meio de estratégias como a biblioteca de sala, a pasta circulante, os cantos de leitura e as visitas à biblioteca escolar. Com isso, o aluno “lê” o mundo com encantamento e os capítulos do saber se tornam aventuras empolgantes.
Raciocínio lógico-matemático
No Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Cristo Rei, o desenvolvimento do pensamento matemático extrapola a apostila e se desenvolve com enfoque em situações concretas, favorecendo a problematização e a visão prática sobre os conceitos. A aprendizagem ocorre em um processo contínuo de elaboração e reelaboração de significados e não por uma simples repetição e mecanização. O letramento matemático ocorre pela integração entre práticas sociais de leitura e de escrita matemáticas, relacionadas a quantificar, a classificar, a ordenar, a medir, a contar, a localizar-se espacialmente e a geometrizar. Atividades que simulam experiências cotidianas, envolvendo as operações matemáticas básicas e as noções sobre o sistema monetário fazem parte do cotidiano dos alunos, tais como: jogos e desafios para aplicação do conteúdo conceitual e a interpretação de imagens relacionadas aos temas trabalhados. O domínio das capacidades matemáticas para a leitura de mundo, para a interpretação de informações e para a inserção social é objetivo essencial de uma educação realmente formativa.
Curiosidades, sensações e pesquisas
O aluno do Colégio Cristo Rei vive a cultura científica escolar com naturalidade, dinamismo e entusiasmo. Nos mais diversos conteúdos e situações pedagógicas, a criança do Ensino Fundamental Anos Iniciais explora os saberes com motivação, com curiosidade e com questionamentos, criando hipóteses e trilhando caminhos para confirmá-las ou não. Tudo isso com direcionamento e mediação. Respeitando a faixa etária, os educadores investem em determinadas habilidades a cada fase de desenvolvimento do estudante, para que seja formado em bases científicas sólidas e adquira as estruturas internas essenciais para a construção dos conceitos. A sala de aula transforma-se em um ambiente no qual os alunos se sentem instigados a observar, comparar, refletir, levantar hipóteses, pesquisar, argumentar e registrar. Assim, a criança se sensibiliza intensamente diante dos fenômenos e vive experiências enriquecedoras, fazendo muitas perguntas, buscando respostas e ampliando conhecimentos.
Gosto pelo estudo
Uma das principais missões da equipe docente do Colégio Cristo Rei é promover o gosto pelo estudo e a disciplina que o ato de estudar exige. É sabido que um bom rendimento na escola depende do sistema escolar e do próprio estudante. Por isso, gostar de estudar demanda estar envolvido com os processos educativos ocorridos na escola e com o autoconhecimento, pois cada um tem o seu modo de aprender. São professores e pais que ajudam o aluno a descobrir que modo é esse. Uma rotina de estudos adequada deve fazer com que o estudante aprenda a concentrar-se, a organizar-se, a analisar, a sintetizar e a expressar a informação. Utilizamos diversos métodos que contribuem para estimular o hábito de “pensar para aprender” e buscamos fazer a conexão entre os saberes escolares e a vida do aluno, desenvolvendo o gosto pelo estudo. Escola, família e alunos estão sintonizados no mesmo objetivo. As relações e vínculos estabelecidos na escola, boas aulas, bons métodos e instrumentos de busca do conhecimento possibilitam a aprendizagem, desde que o aluno envolva-se neste processo, por isso a importância de professores bem formados e famílias que estimulem e criem condições de estudo. Dessa forma, o aluno é protagonista na construção do seu conhecimento. Por meio de aulas cativantes, ele adquire o gosto pelo saber e percorre o caminho em direção ao seu futuro, sempre amparado por uma equipe sensível e preparada.
Desenvolvimento crítico e social
No Ensino Fundamental Anos Iniciais, pretende-se assentar solidamente as bases para a construção de um cidadão crítico e transformador da sociedade na qual está inserido. Desse modo, incentiva-se a aquisição de ferramentas básicas para aprendizagem e intervenção na vida social: domínio da leitura, da escrita, do cálculo; a compreensão dos fenômenos naturais e da organização social em seus múltiplos aspectos e em suas dimensões no tempo e no espaço; a reflexão sobre as regras de convivência social, reforçando valores e atitudes de solidariedade e de respeito à diversidade; o conhecimento e as vivências de cunho material e cultural que definem a identidade brasileira, reforçando o sentido de pertencimento à comunidade e ao país em que vivem. Esses objetivos contemplam conteúdos procedimentais, conceituais e atitudinais e são desdobrados numa série de outros, a serem desenvolvidos pelas diversas disciplinas, apoiados na concepção que entende o aprendizado como o processo pelo qual o indivíduo vivencia, a partir de seu contato com o meio, o conhecimento a respeito do mundo, das coisas e de si mesmo. Deste modo, privilegia-se a construção do princípio da diversidade na cultura escolar. Dando continuidade aos processos de autoconhecimento e conhecimento do outro, faz-se necessário aprofundar a noção de que o todo se constitui de diferentes modos de agir, de pensar e que isso acontece por fatores histórico-sociais.
Plano de Convivência
A escola é um espaço coletivo de construções coletivas. É na escola que se aprende a compreender que vivemos em grupo e que precisamos do outro. Isso demanda uma consciência acerca de si mesmo e de quem nos rodeia. O Colégio Cristo Rei aproveita toda a pluralidade presente no dia a dia escolar como objeto de reflexão e planejamento de atitudes de respeito, de ética e de solidariedade para formar alunos autônomos, capazes de resolver seus conflitos e de viver em harmonia consigo e com os outros. O Colégio proporciona espaços de participação efetivos que desenvolvem a autorregulação moral, reduzindo a agressividade e favorecendo o autorrespeito e o respeito pelo outro. O Plano de Convivência do Ensino Fundamental Anos Iniciais se concretiza por meio das rodas de conversa, dos projetos solidários e da leitura de livros que elucidam situações morais, as quais instigam a reflexão crítica e a resolução de conflitos.