Educação Infantil
Equipe Docente
Educação Infantil
Atividades
Vivências para aprender, brincar e ser feliz
Para que a aprendizagem seja dinâmica e atraente aos pequenos alunos, diversas atividades compõem o dia a dia escolar.
As crianças contam com oportunidades de desenvolver suas habilidades de diversas maneiras.
Descrição das atividades
Projetos interdisciplinares
Os projetos integram múltiplos saberes que são vivenciados pelos alunos de maneira lúdica e gradativa. Os temas são planejados de acordo com as características e curiosidades de cada turma, proporcionando descobertas com experimentação prática.
Iniciação lúdica ao Inglês no Minimaternal e Maternal – 1 aula semanal
Desde o Minimaternal, os alunos do Colégio Cristo Rei começam a ter contato com a Língua Inglesa. Com uma aula inserida na programação semanal de atividades, iniciam descobertas lúdicas e divertidas no idioma.
Inglês no Infantil I e II – 5 aulas semanais
O ensino da língua adicionai é feito com naturalidade, em sintonia com as atividades e com os projetos trabalhados em Português. Os materiais pedagógicos da International School e os recursos didáticos utilizados são atrativos e motivadores, por isso as crianças têm prazer em descobrir o novo idioma.
Práticas ambientais
Conhecer o que faz parte da natureza e aprender o cuidado com a biodiversidade são alguns dos propósitos das práticas de plantio e de cuidados com plantas e animais, de atividades com materiais recicláveis e da conscientização ambiental com as crianças.
Oficina de Escritores
Por meio da criação de suas próprias histórias, os alunos despertam a imaginação, têm contato com a língua escrita e são estimulados à leitura. A publicação dos livros produzidos pelas crianças agrega motivação e autoestima.
Culinária
Nas atividades desenvolvidas na cozinha experimental, os alunos aprendem e praticam hábitos de alimentação saudável e higiene. As receitas são ferramentas para a assimilação de conceitos didáticos e culturais.
Informática
O contato dos alunos com ferramentas tecnológicas estimula a percepção, aguça a curiosidade, além de auxiliar os processos de alfabetização e de pensamento lógico. As aulas de informática também são utilizadas para pesquisas pedagógicas.
Musicalização
A música agrega diferenciais à formação integral dos alunos e à medida que reverencia valores culturais, desenvolve a percepção sensorial, rítmica, melódica e favorece a expressividade. A arte musical trabalha a concentração e contribui com a construção do repertório cultural.
Arte
As linguagens artísticas são desenvolvidas para que a criança viva situações prazerosas de comunicação, de expressão, de fruição e de crescimento. As experiências artísticas e estéticas buscam ampliar o universo cultural da criança, bem como envolvê-la em atividades de criação e exploração.
Recreação diária no parque
Com a intenção de oportunizar à criança um espaço criador, estimular a curiosidade e a desenvolver a imaginação, o brincar está presente diariamente. Através dos elementos e situações disponíveis o aluno amplia suas relações afetivas, aprende a dividir e faz descobertas, enquanto vive um universo lúdico.
Plano de convivência
Para formar alunos autônomos e capazes de viver plenamente em sociedade, o Colégio proporciona espaços de participação efetivos que desenvolvem a autorregulação moral, estimulando o diálogo, a cultura de paz, favorecendo o autorrespeito e o respeito pelo outro.
Ed. Tecnológica (Robótica) – a partir do Infantil I
As aulas de Robótica, em parceria com a ZOOM education, utilizam materiais da LEGO e ajudam na compreensão de um mundo que exige cada vez mais uma formação científica, crítica e transformadora. Por meio de desafios tecnológicos provoca-se nos alunos a curiosidade, o desejo de descobrir e a vontade de criar orientada por valores e atitudes. O Programa trabalha diversas competências e habilidades.
Brincadança/ Ed. Física
Com brincadeiras dirigidas, atividades psicomotoras e iniciação esportiva, favorecemos que o aluno desenvolva a noção de espaço, de tempo, de força, de movimento, de coordenação, de lateralidade e de equilíbrio.
Balé – a partir do Infantil I (extra gratuita)
A sutileza dos gestos e a consciência corporal proporcionada pela dança promovem a autodescoberta, bem como o reconhecimento da possibilidade de expressão, através dos movimentos. Além disso, com a aula de balé, as crianças vão formando-se apreciadoras da dança.
Street Dance – a partir do Infantil I (extra gratuita)
O Street Dance é uma modalidade de dança que reúne elementos da rua e do Hip Hop. Essa atividade estimula o trabalho das funções psicomotoras, desenvolve as sensibilidades musicais e rítmicas, facilita o convívio em grupo, desenvolve a criatividade e proporciona a aquisição de um corpo ágil, alongado e sadio.
Futebol – a partir do Infantil I (extra com custo adicional)
O jogo é um direito fundamental na infância e o futebol, como linguagem universal de milhões de crianças no mundo, propicia essa prática. O futebol insere o aluno no gratificante trabalho em equipe e, além disso, traz benefícios ao desenvolvimento físico e psicológico.
Ukulele – a partir do Infantil I (extra com custo adicional)
As aulas de Ukulele para a Educação Infantil (a partir do infantil 1) constituem a porta de entrada para o aprofundamento no universo musical. Nessas aulas, as crianças aprendem sobre postura e praticam habilidades de atenção, leitura (porque a música é uma linguagem), escuta e distinção de sons.
Atendimento psicológico escolar
A psicóloga acompanha a rotina escolar e atua quando verificadas possíveis situações pontuais ou alterações, sejam nos estudos, nos relacionamentos e até dilemas pessoais. Ela analisa, reflete e orienta famílias, além de realizar intervenções lúdicas com grupos de alunos, com vistas a manter condições emocionais como base para o processo de aprendizagem.
Educação Infantil
Ambientes
Em cada lugar uma nova descoberta
Em prédio independente e exclusivo para as necessidades dessa faixa etária, as crianças do Minimaternal ao 1º ano convivem em espaços amplos, cercados de árvores e com muitos elementos inspiradores.
Com decoração lúdica, mobília adequada e materiais específicos, os ambientes da Educação Infantil do Colégio Cristo Rei são espaços para descobertas e conquistas.
Cores e formas atrativas motivam as crianças, estimulam a criatividade e favorecem a adaptação. Os espaços respeitam o ritmo e características dos alunos de 1 a 6 anos.
Três parques infantis instalados em amplo espaço verde representam uma área destinada à realização de atividades livres e dirigidas.
Além disso, outros espaços próprios permitem a realização de jogos, atividades de artes, culinária, comemorações, cultivo da terra, entre outras práticas elaboradas pelas professoras.
Salas amplas, com mobília adequada e lousa interativa
Parques
Piscina
Ateliê de Artes
Sala de cinema
Cozinha experimental e refeitório
Sala de música e dança
Sala de Robótica
Sala multiuso para atividades especiais
Biblioteca com sala para contação de histórias
E mais:
– Sala de Informática
– Quadra de esportes
– Casa de bonecas
– Chácara para lazer e passeios
– Campo de futebol
– 2 ginásios poliesportivos
– Acesso por catracas com identificação biométrica
Educação Infantil
Ensino de Inglês
Iniciação Lúdica ao Inglês
Desde o Minimaternal, os alunos do Colégio Cristo Rei começam a ter contato com a Língua Inglesa. Com uma aula inserida na programação semanal de atividades, iniciam descobertas lúdicas e divertidas no idioma.
A partir do Infantil I, os alunos passam a ter 5 aulas semanais de inglês. O ensino da língua adicional é feito com naturalidade, em sintonia com as atividades e os projetos trabalhados em português.
Por meio de músicas, atividades na cozinha, passeios, jogos, entre muitas outras vivências, pautadas na oralidade, a Língua Inglesa faz parte do dia a dia escolar e, consequentemente, da vida de cada aluno.
Os materiais pedagógicos e os recursos utilizados durante as aulas são atrativos e motivadores, por isso, os alunos têm prazer em descobrir o novo idioma, assim, de forma agradável e gradativa, a criança protagoniza a conquista do vocabulário e começa a se comunicar em Inglês com naturalidade.
As aulas de Inglês dos alunos do Infantil I e II (4 e 5 anos) utilizam como referencial os materiais da International School, eleita por 8 anos consecutivos como o melhor Programa Bilíngue do Brasil.
Descrição
Valorização da infância
Na Educação Infantil do Colégio Cristo Rei, cada criança é respeitada em sua individualidade, tendo preservada a sua identidade e sendo atendida de acordo com o seu ritmo. Integrando o educar e o cuidar, proporcionamos vivências prazerosas e significativas, que possibilitam o desenvolvimento infantil de forma integral. Os cuidados com a segurança, higiene e bem-estar são essenciais nos primeiros anos. Na medida em que o aluno cresce e se desenvolve, ganha autonomia para explorar as suas potencialidades e, com estímulo à curiosidade, pode imaginar, experimentar, tentar, questionar e criar. Os múltiplos espaços escolares, destinados especialmente aos pequenos estudantes, garantem inúmeras descobertas e geram muitas oportunidades de aprendizagem. As interações e brincadeiras têm lugar de destaque na Proposta Pedagógica da Educação Infantil que, com intencionalidade e mediação, desenvolvem relações sociais e afetivas, motivação pelo saber e muita alegria.
Investigando e aprendendo
As crianças sempre têm muitos questionamentos, querem entender os porquês de tudo e se encantam com coisas inusitadas. Aproveitar esse interesse natural que ocorre na infância é uma ótima maneira de instigar as crianças a construírem o conhecimento, proporcionando uma aprendizagem ativa e significativa. Por isso, a curiosidade e questionamentos dos alunos norteiam os temas dos projetos interdisciplinares trabalhados pelas turmas da Educação Infantil do Colégio Cristo Rei, sendo estes os primeiros passos para a alfabetização científica. Seja qual for o assunto, ele é explorado de diversas maneiras, com inúmeros recursos, vários enfoques e encaminhamento adequado dos educadores. Dessa forma, as crianças estabelecem contato com os objetos do conhecimento, desenvolvem o raciocínio lógico-matemático, trabalham múltiplas linguagens, interagem com elementos da natureza e constroem seu repertório cultural. Tudo isso, baseado no olhar infantil e na motivação dos alunos, proporcionando que o aprendizado faça sentido e ganhe vida.
Expressão artística e criativa
“Fazendo arte” com traços, sons, cores e formas, a criança se expressa, descobre possibilidades, desenvolve a imaginação e entende-se como alguém capaz de criar. Sendo assim, a criatividade e as linguagens trabalhadas nas atividades de desenho, pintura, colagem, música, modelagem, dentre outras, favorecem a comunicação, as habilidades socioemocionais e ampliam o universo cultural. As experiências artísticas e estéticas vividas na Educação Infantil prezam pela exploração, pela experimentação e pela liberdade, proporcionando situações prazerosas, que desenvolvem o senso estético e crítico, o conhecimento de si, dos outros e da realidade que a cerca. Seja no ateliê de artes, na biblioteca, no “cineminha”, ou até mesmo na sala de aula, cada momento artístico e cultural é uma janela que se abre para a vida.
Desenvolvimento físico e motor
Na Educação Infantil do Colégio Cristo Rei, as atividades físicas e as práticas esportivas são pensadas para promover o desenvolvimento físico e motor das crianças e sua consciência corporal, sem deixar de lado o clima de brincadeira e diversão. Durante os momentos de jogos, de dança, de esportes e de recreação, com profissionais especializados, a criança utiliza o seu corpo, percebendo-o, reconhecendo-o e sentindo-o. Com isso, de forma lúdica, são desenvolvidas as noções de espaço, peso, força, coordenação, lateralidade, equilíbrio, destreza, dentre outras. Assim, o aluno desenvolve a linguagem corporal e adquire mais confiança para se expressar e conviver em grupo com liberdade, segurança e criatividade.
Plano de Convivência
Na Educação Infantil, as crianças iniciam os seus relacionamentos interpessoais e a aprendizagem das regras sociais fora do âmbito familiar. Inicialmente, essas relações são heterônomas, baseadas em princípios externos à criança e direcionadas pela autoridade de pais, de professores, entre outros. Gradativamente, a criança desenvolve a sua autonomia, aprendendo a se relacionar com o outro e com as regras, sem o auxílio de outra pessoa. Para isso, ela precisa vivenciar a cooperação, a reciprocidade, o respeito mútuo e os valores humanos e cristãos. Assim, trabalhamos um Plano de Convivência que engloba atividades como as “Rodas de Conversa”, as “Resoluções de Conflitos”, a “Expressão dos Sentimentos”, a “Avaliação do Dia”, a “Construção das Regras” e as experiências de solidariedade e generosidade. Buscamos oferecer possibilidades para que a criança conheça e respeite a si e ao outro, saiba escutar, refletir e se expressar. De forma geral, o dia a dia é permeado por vivências que permitem que nosso aluno gradativamente saia do egocentrismo e heteronomia, próprios da faixa etária, e vá tomando consciência das regras, do respeito a si e ao outro.