Pró-Ciência
Equipe Docente
Descrição
No contexto atual no qual o acesso à informação de todos os gêneros é amplo e fácil, a escola precisa preocupar-se em fazer com que o aluno ultrapasse o saber empírico e alcance cada vez mais o saber científico.
Investigação científica combina com liberdade de pensamento, discussões, métodos investigativos, pesquisa, projetos, etc.
Por isso, levar o aluno a descobrir e aprofundar seu interesse por este conhecimento envolve despertar nele a curiosidade. Uma educação dialógica, que o conduza ao caminho da ciência.
O Colégio Cristo Rei oportuniza e incentiva seus alunos para que tenham experiências, atividades e vivências que favoreçam o contato com a ciência, lançando um olhar curioso e questionador sobre os conteúdos acadêmicos e sobre as situações do cotidiano.
Como parte do Programa de Formação Científica e Tecnológica, o Colégio Cristo Rei oferece:
Preparação e apoio para participação em olimpíadas do conhecimento
Acompanhamento sistemático desde os processos de inscrição, desenvolvendo encontros de estudo voltados para as áreas específicas e participações nas etapas nacionais e internacionais.
Desafios motivadores para os estudantes irem além
As olimpíadas acadêmicas são competições direcionadas a estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Elas têm o objetivo de incentivar o aprendizado e encontrar talentos nas diversas áreas de conhecimento. Há olimpíadas de Matemática, Química, Astronomia, Física, Linguística, Biologia, História, Geografia, Informática, entre outras.
Preparação Permanente
Para motivar e proporcionar as melhores condições aos seus alunos, o Colégio Cristo Rei oferece preparação e para participação em Olimpíadas do Conhecimento. O acompanhamento sistemático desde os processos de inscrição, a realização de encontros de estudo voltados para as áreas específicas e o suporte para participações nas etapas nacionais e internacionais favorecem uma cultura escolar voltada ao gosto pelos estudos e pelos desafios.
Benefícios dentro e fora da escola
O aluno que trilha a jornada das competições acadêmicas passa a ter novas perspectivas, expandindo sua visão sobre os assuntos tratados dentro e fora do espaço escolar. Além disso, o estudante adquire disciplina, dedicação e foco, exercita o raciocínio lógico, desenvolve habilidades cognitivas mais complexas e percebe que aprender significa ter consciência e ser protagonista na construção do seu conhecimento.
Diferencial no vestibular e na vida
As Olimpíadas estão sendo cada vez mais valorizadas. No Brasil, algumas Universidades já oferecem uma espécie de bônus em seus processos seletivos para alunos que tiveram uma participação efetiva em Olimpíadas Acadêmicas na Educação Básica, como forma de ter em seu corpo discente talentos importantes que contribuirão para o desenvolvimento dos projetos propostos pela Universidade.
Aulas preparatórias
Ao longo do ano todo o Colégio Cristo Rei oferece aulas preparatórias para os alunos que se interessam pelas Olimpíadas acadêmicas.
Nessas aulas a troca de experiências e de conhecimento se dá de maneira constante. Os exercícios propostos são resolvidos depois de análise e reflexão de forma coletiva.
Se em um primeiro plano, o interesse pelas aulas preparatórias para as olimpíadas cognitivas se dá pela oportunidade do aluno se aprofundar numa disciplina especifica de seu interesse, por fim isso reflete em um melhor desempenho no seu rendimento escolar como um todo, bem como em um notável aumento do raciocínio lógico, da autonomia e da confiança que perdurará durante toda sua vida acadêmica.
Aulas de Robótica
Tecnologia e inovação para o desenvolvimento de habilidades
A Robótica Educacional faz com que atividades e conteúdos possam ser colocados em prática, dando maior significado aos alunos. Por meio deste processo, os estudantes se tornam inventores e criadores de soluções para diversos desafios.
Inovação, criatividade, proatividade, empreendedorismo… o mundo atual valoriza cada vez mais pessoas que tenham essas habilidades.
Para desenvolver essas características o estudante precisa contar com uma formação motivadora, na qual ele possa refletir, levantar hipóteses, pesquisar, argumentar, etc.
Uma das atividades que contribui com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes é a Robótica Educacional.
Aprendendo fazendo!
A Robótica Educacional possibilita que atividades e conteúdos possam ser colocados em prática, favorecendo que os conhecimentos sejam significativos aos alunos.
Por meio da montagem de robôs e do contato com linguagens de programação, é fácil notar que as crianças e adolescentes não assumem o papel de simples usuários da tecnologia, e sim, inventores e criadores de soluções para determinados desafios.
Inúmeras são as competências e habilidades trabalhadas pela robótica educacional
- Saber identificar possibilidades, limites e necessidades;
- Saber criar e gerenciar projetos em equipe;
- Saber cooperar, agir em sinergia e partilhar liderança;
- Saber gerenciar e superar conflitos.
Incentivo e direcionamento em projetos de iniciação científica
Curiosidade, pesquisa e um jeito enriquecedor de aprender
Primando por um processo educativo com base científica, o Colégio Cristo Rei estimula o desenvolvimento de projetos de iniciação científica e a exposição de trabalhos acadêmicos em eventos como a Feira do Conhecimento, seminários internos e participação em seminários acadêmicos em Universidades.
Porém, o incentivo ao desenvolvimento de trabalhos científicos não está apenas restrito a atividades específicas.
A proposta movimenta toda a comunidade escolar e perpassa pelas inúmeras situações do cotidiano formativo.
Despertando a curiosidade e a vontade de saber mais
O ensino por investigação, no contexto de uma cultura científica escolar, alinha o projeto pedagógico e verticaliza o trabalho realizado desde os “pequenos” até os “grandes”.
Respeitando as faixas etárias, é possível investir em determinadas habilidades a cada fase de desenvolvimento do estudante, para que seja formado em bases científicas sólidas e tenha pleno domínio de processos mentais e atitudinais relacionados à evolução de seu perfil conceitual.
A transição suave e gradativa que vai se estabelecendo desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental, até chegar ao Ensino Médio, possibilita ter um estudante que seja capaz de fazer uma iniciação científica, que é uma experiência enriquecedora em termos de ampliação de conhecimento científico e preparação para um futuro desempenho profissional e acadêmico.
Benefícios da iniciação científica no ensino médio
- Parcerias com instituições de Ensino Superior e institutos de pesquisa;
- Estimula os estudantes a desenvolver pesquisas científicas sob orientação de professores (da escola e/ou da instituição parceira);
- Dá suporte para que sejam feitos trabalhos de conclusão em formato acadêmico (relatórios, artigos científicos, pôsteres, etc.);
- Inscreve tais trabalhos em eventos (feiras de ciências e congressos acadêmicos), para que sejam apresentados pelos alunos, aperfeiçoando sua habilidade argumentativa;
- Estimula a escolha profissional consciente.
Vivências que fazem a diferença
As memórias das atividades experimentais, do espaço de estudo (laboratório, biblioteca, museu, observatório, etc.), das conversas com o professor-orientador, da dedicação para escrever e concluir o relatório da pesquisa de acordo com o rigor acadêmico, entre outras, criam pontes que se projetam para as intenções futuras, em que a realização pessoal e profissional é configurada não somente a partir do ingresso na universidade, mas está enraizada desde a vivência escolar.